Kakashi Retsuden: O Sexto Hokage e o garoto fracassado - Capítulo 1
Ele parecia ser um homem indulgente. Essa foi a primeira impressão de Nanara sobre seu novo tutor. Seu cabelo desalinhado parecia uma barba de bode. Uma voz sem tensão e profunda, com uma maneira estranhamente silenciosa de falar.
“Não leve para o lado pessoal, mas eu não quero estudar, e essa é a única coisa que os professores querem fazer”, Nanara imediatamente declarou a Kakashi logo após seu primeiro olhar para ele. Pouco depois, Nanara olhou para Kakashi com olhos brilhantes.
“Você poderia me falar sobre as lendas do Sexto Hokage?”
“Sexto… o quê?”
Nanara franziu as sobrancelhas, “o Sexto Hokage. Você sabe, o herói da Terra do Fogo!”
“O que é isso? Qual é o nome dessa pessoa novamente?”, quando Kakashi virou a cabeça para ouvir novamente, Nanara arregalou os olhos com desdém.
“Você não sabe sobre o Sexto Hokage? Ele é super famoso! Todo mundo sabe sobre ele! Ele é o shinobi mais forte e o melhor líder!”
“…”
“Hmpfh, bem…”, Nanara pareceu desapontado, “Eu não posso acreditar que você nunca ouviu falar sobre o Sexto Hokage. Se você mora no País Redaku, deveria ter ouvido falar de suas lendas como todo mundo aqui!”
Nanara pensou que o tutor deveria ser ignorante e é por isso que ele nunca ouviu falar sobre o Sexto Hokage.
“Estou muito interessado, e gostaria de saber sobre seus interesses, Nanara. Por favor, conte-me sobre as lendas do Sexto Hokage.”
“Não”, Nanara se recusou.
“Nesse caso, precisamos estudar. É por isso que eu vim para cá, afinal de contas.”
“A melhor tarefa do tutor é eu contar sobre o Sexto Hokage?”, Nanara ergueu as sobrancelhas.
“O que os tutores anteriores lhe ensinaram então? Me conte sobre as lendas do Sexto Hokage.”
“Há alguma coisa para fazer?”
“Não, o resto do dia é tempo livre.”
“É assim mesmo?”
Kakashi assentiu e se levantou.
“Parece que seus tutores do passado foram bastante formais. A propósito, não consigo encontrar nenhum tipo de livro nesta casa.”
“Você precisa de um livro? Eles estão todos na biblioteca, mas estão fechados agora. Cerca de meio ano atrás, o primeiro-ministro emitiu uma ordem para que todas as bibliotecas tivessem que ser fechadas.”
“O primeiro-ministro?”
“A fim de proteger os livros preciosos, porque todos costumavam separá-los ou deixá-los sujos. Antes disso, as bibliotecas estavam sempre abertas e qualquer um poderia navegar livremente pelos livros.”
Kakashi olhou ao redor da sala novamente e murmurou. “Entendo. Você pode me mostrar onde fica a biblioteca?”
*******************
A vila Nagare foi construída na encosta de um vale. Se você não sobe ou desce a colina, não poderia ir a lugar nenhum. A biblioteca ficava no final da colina. Um penhasco íngreme sob suas costas e havia uma torre de vigia ali. Era a parte mais profunda da aldeia. Cercado por uma cerca curta e colunas de ambos os lados
Quando chegaram à biblioteca, puderam ver que havia correntes penduradas na frente, e não poderiam passar. Elas estavam bem fechadas com uma fechadura. Kakashi atravessou o portão, então Nanara ficou surpreso e abriu seus olhos.
“Ei, o que você está fazendo? Enfim, está fechado e não temos a chave, então não podemos entrar!”
No entanto, quando Kakashi colocou a mão na porta e a puxou para o lado, ela abriu de alguma forma, mesmo que supostamente estivesse bloqueada.
“Por favor, pare!”, Nanara levantou a voz, e Kakashi, que estava entrando na biblioteca, olhou para trás.
“É ilegal entrar sem permissão. Mesmo que eu faça parte da família real, seremos punidos”, no entanto, era inevitável que Nanara fosse segui-ló. Ele tocou a porta na entrada e sentiu que a fechadura em forma de sino estava extremamente quente. Parecia que o interior do buraco da fechadura tinha sido forçado a derreter com uma forte chama ou algo assim.
“Kakashi… espere um momento…”, Nanara olhou para a biblioteca. Estantes altas estavam alinhadas. Embora o Sol venha da janela e ilumine-os, toda a biblioteca parecia sombria. O cheiro de pergaminho (um material rígido, achatado e fino feito da pele preparada de um animal; uma antiga superfície de escrita) misturado com poeira por toda a sala. Nanara alcançou Kakashi e pegou sua jaqueta.
“É realmente importante seguir as regras, mas também é importante que você leia livros.”
“… Eu não entendo, mesmo se você falar palavras tão importantes.”
Kakashi começou a procurar livros nas estantes de livros. Como era chato olhar em silêncio, Nanara começou a correr e procurou um livro enquanto limpava os outros livros.
“Eu não quero ler livros, mas deve haver algo aqui… Kakashi, aqui está!”
Nanara tirou um livro amarelo-descolorido.
“O livro do Sexto Hokage! Eu encontrei! A capa do livro com a história do Sexto Hokage sempre tem a mesma marca: uma espiral rodopiante com um pequeno triângulo no canto inferior esquerdo. Eu não sei o que isso significa, mas deve ser a marca registrada do Sexto Hokage.”
Os dois retornaram para a mansão com alguns livros selecionados por Kakashi e o livro do Sexto Hokage também. Kakashi estava folheando as páginas do livro que Nanara trouxe, o que fez Nanara parecer feliz. De alguma forma, a atmosfera mudou e parecia que era um lugar onde as aulas seriam realizadas.
“Kakashi! Eu não vou estudar.”
“Você gostaria de usar este livro?”, Kakashi deixou o livro com a espiral na mesa. O rosto de Nanara se afrouxou imediatamente.
“Este livro está bem. Vamos, leia então!”
“Do que você está falando? Você está lendo isso. Eu estou ouvindo aqui.”
“Hã? Eu não posso ler cartas. Leia o livro. Esse é o papel do tutor.”
“Bem, então vamos começar aprendendo a ler e escrever.”
Nanara abriu seus olhos novamente.
“Aprender?! Alfabeto?”
“Sim.”
“Todos eles?!”
“Sim.”
“Há muitas letras!”
Kakashi não sorriu, o que era evidência de que ele não estava brincando. Ele pegou um papel que estava perto dele e escreveu sem problemas algumas letras.
“Seu nome é Nanara.”
Nanara começou a escrever seu próprio nome na frente de Kakashi.
“É mais fácil do que o esperado.”
Como eram apenas dois símbolos, ele conseguiu ver os que Kakashi escreveu e copiou.
Depois de terminar de escrever seu nome três vezes, Kakashi substituiu o anterior por um novo pedaço de papel, para que Nanara não pudesse ver a escrita anterior.
“Por favor, tente novamente.”
Nanara estava completamente perdido. Mesmo que ele escrevesse três vezes, ele não conseguia lembrar de nada. Qual foi a primeira letra novamente? Ele estava pensando. Claro, parecia que começava com uma barra horizontal… Assim que ele perdeu a concentração, olhou pela janela. O tempo estava bom do lado de fora e ele não entendia por que ele estava hospedado em casa em um dia tão ensolarado.
Ele sentiu que não precisava se lembrar dos símbolos. Ele estava ficando frustrado, não sendo capaz de lembrar dos caracteres de “Nanara”.
“É isso aí! É isso aí!”, Nanara se levantou, batendo o papel na frente dele, “A aula está cancelada! É mais divertido brincar de guerra juntos. Eu e Sutoku seremos o exército ocidental, e Chemun com Arichi será o exército oriental.”
“Um exército?”, Kakashi olhou para o sol brilhando através da janela.
“Este é um jogo de guerra em que duas equipes se dividem e lutam entre si. O tempo está bom hoje mesmo.”
“Hã? Então o exército do leste vencerá”
“Não há como o exército do leste vencer! Pare de dizer coisas estúpidas”, Nanara agarrou o pulso de Kakashi e tentou andar vigorosamente. No entanto, ele acabou caindo. Kakashi nem tentou o levantar.
“Ei, o que você está fazendo?”, Kakashi suspirou quando puxou o pulso da mão de Nanara.
“Eu não quero me forçar. É melhor que alguém leia isso por mim. Quando eu estava na capital, o primeiro-ministro me disse isso.”
“Eu estarei aqui, então venha aqui se você mudar de idéia, ou mesmo se você não mudar de idéia.”
Nanara correu e saiu da mansão. Kakashi não o perseguiu. Ele apenas colocou os cotovelos sobre a mesa e folheou os livros. Nanara estava correndo em direção aos campos.
***MAIS TARDE***
“Então, qual ganhou?”
Nanara, que voltou para a mansão, respondeu que não era interessante. Kakashi voltou para o livro que ele estava lendo. Como Kakashi disse, o exército do leste ganhou. Certamente, acontece: há apenas duas opções: oriental ou ocidental. Nanara achou que ele foi atingido por acaso. Nanara mudou suas roupas enlameadas e ajudou a preparar a refeição e o almoço. À tarde, ele queria ir brincar com Sumure, que voltava de andar a cavalo.
“Kakashi, não vou assistir às aulas da tarde! Você não pode me dar ordens!”
Nanara correu para o lado de fora. Sumure, que estava cuidando de seu cavalo parecia surpreso quando Nanara veio.
“Eu estava hesitante em vir aqui, mas achei que deveria. Como está o novo professor?”, Perguntou Sumure.
“Ele é um homem alto. A metade inferior do rosto dele está coberta, então parece legal. Mas isso é apenas o rosto. Ele é um cara chato, ele não sabe nada sobre o Sexto Hokage.”
Nanara levou os cavalos para as planícies no sudoeste da aldeia. Um falcão leopardo voou ao lado do cavalo que começou a correr, era da linhagem do falcão do rei que havia sido mantido por sucessivas gerações. O papel do falcão é trazer as mensagens do rei para a aldeia local, e ele foi levado para a aldeia junto com Nanara para que eles pudessem interagir com a capital. No entanto, ninguém recebeu uma carta e Nanara não pode escrever uma.
“Sumure, vamos para a floresta!”
“Bom, eu sinto que posso pegar um bom galho hoje!”
Eles puxaram as rédeas do cavalo e correram pelo campo e entraram na floresta. Atravessaram as árvores e uma corrente de neve derretida que estava presente aqui e ali. Nanara ficou satisfeito ao ver folhas jovens brotando nas copas das árvores. Era a primavera. O cavalo de Sumure sacudiu o nariz.
“Acabou de nascer um potro (jovem cavalo) e meu pai me deixou dar o nome que eu gosto. Nanara, alguma boa ideia?
“Que tal Pakkun?”
“É um cavalo, não um cachorro!”, O cavalo de Sumure sacudiu o nariz novamente, ”esse cara tem um nariz escorrendo”, Sumure se inclinou para frente para olhar no nariz de seu cavalo. Imediatamente depois, o cavalo sacudiu vigorosamente o antepé. Ele estava sacudindo o rosto para a esquerda e para a direita. O cavalo entrou em fúria como se estivesse tentando fugir.
“Oh, o que, por que, pare!”, Sumure puxou as rédeas, mas o cavalo não se acalmou.
Sumure levantou as rédeas e se agarrou ao pescoço do cavalo. Nesta situação, é apenas uma questão de tempo antes de ele ser abalado.
“Ei, acalme-se!”, Nanara foi para o cavalo. O cavalo virou-se para Nanara enquanto se enfurecia, erguendo o antepé.
“Nanara! É perigoso!”, Um chute de uma grossa perna de cavalo estava vindo em direção à cabeça de Nanara. No momento seguinte, Nanara sentiu uma forte e curta explosão de ar ao lado de seu corpo. Sentia-se afiado como uma faca, e o pequeno corpo de Nanara foi arrebatado enquanto o decote de sua jaqueta estava preso no topo de um galho de árvore. Quando ele pensou que estava pendurado por um momento, tirou a jaqueta e bateu o rosto no chão.Ele não sabia o que aconteceu. Quando ele levantou o corpo enquanto balançava a cabeça ofuscada, Kakashi acalmava o cavalo segurando a mão sobre o nariz do cavalo anteriormente desenfreado.
“Nanara, você está bem?”, seu rosto inteiro estava machucado, mas graças a ser soprado pelo vento, Nanara não ficou ferido.
“Kakashi, por que você está aqui?”
“Eu estava dando um passeio, e eu estava aqui por acaso”, Kakashi olhou para Sumure enquanto acariciava o cavalo, “Está criança faz parte da sua casa?”
“Não, ele pertence aos vizinhos, a tia Byan”
“Eu acho que o cavalo tem febre do feno”, falando calmamente, Kakashi olhou para Nanara, “hoje, o vento é tão forte que o pólen de várias plantas voam por aí. Cavalos que são alérgicos a alguns desses pólens não são incomuns aqui.”
“Falando nisso, houve alguém que de repente começou a espirrar em certa estação por causa de alguns pólens de plantas. Achei que era apenas uma doença humana e os cavalos não sofreriam com isso.”
“… Eu achei que o Exército do Leste venceria, porque era de manhã que você saiu. O Exército Ocidental enfrentaria o Sol e o cavalo continuaria espirrando. Kakashi manteve os olhos em Nanara. “O livro que eu tenho para você diz algo assim, de qualquer forma… Estudar pode ser entediante, mas é surpreendentemente mais útil do que você imagina.”
*********
Na manhã seguinte, Nanara estava segurando uma escova e começou a escrever as letras uma por uma, aprendendo a forma delas.
“Eu não desisti, só sei que há muitas coisas que eu não sei no livro. Eu só quero poder ler.”
Mesmo assim, ele não podia esquecer aquele vento forte de ontem. Ele foi arrancado na hora certa e protegido da violência. Foi como uma habilidade ninja.Talvez o Sexto Hokage esteja cuidando dele e ajudando-o… A mão de Nanara foi subitamente interrompida.
Kakashi apontou alguns dos erros de Nanara, como Nanara correndo e deslizando o pincel no papel.
“Nanara-sama, estaremos preparando a comida em breve.” Margo veio dizer que as aulas estavam temporariamente suspensas, porque quando o Sol atinge o ponto mais alto, as mulheres da aldeia se reúnem para preparar refeições naquele dia e uma porção para o café da manhã de amanhã. Cozinhar à noite é escuro e perigoso, então eles fazem tudo de uma vez.
Margo e as garotas da aldeia estavam todas olhando para Kakashi enquanto ele estava descascando e cortando legumes. Kakashi se transformou em uma imagem estranha apenas em pé em silêncio, se o equilíbrio do arranjo de seus olhos e nariz era bom ou não.
Nanara jogou folhas de chá picadas na válvula. Quando ele acrescentou sal e manteiga e as folhas foram misturadas, Kakashi jogou a carne seca em que estava na tábua de corte.
“Essa comida já é tão boa” as garotas estavam brincando alegremente. As mulheres da aldeia estavam todas familiarizadas com o recém-chegado.
“O pote está transbordando!” Enquanto Nanara falava, Kakashi virou o rosto para o forno. Reconhecendo a bandeja, ele se levantou, correu para a fornalha e tentou tocar a alça da panela de ferro quente com as próprias mãos, mas imediatamente retirou-as. As mulheres se aproximaram dele rindo e colocaram um pouco de areia na chama do forno para enfraquecer o fogo.
“Olhe bem, professor!”
Kakashi riu e fingiu que foi atingido pelo braço de tia Byan.
Nanara estava muito entusiasmado e girando em torno da alavanca do agitador.
**********
A aula da tarde era sobre ler um livro, não sobre praticar leitura ou escrita. Sem sequer olhar para a capa do livro que Nanara trouxe para ele, Kakashi o dispensou. “A história do Hokage não é boa.”
“Por quê?!”
“Muitos personagens difíceis. Precisamos começar com coisas mais simples. ”Kakashi colocou um livro com uma cobertura de madeira sobre a mesa.Quando a capa foi aberta, as páginas foram combinadas como um álbum de fotos, e tudo se transformou em uma grande peça enquanto ele a desdobrava.
“Uau! Este é realmente um livro?
Nanara começou a olhar através dela. No papel, pinturas de montanhas, mares, rios etc; foram desenhados com um pincel.
“Este é um mapa. Onde os países, aldeias e as estradas que os atravessam são retratados. Este é um resumo disso em um pedaço de papel.”
O dedo de Kakashi apontou para a borda esquerda do mapa.
“A capital está perto deste ponto, e você está aqui” O dedo de Kakashi apontou para o mesmo lugar.
“Do que você está falando? A distância entre eles é muito pequena e quase nada, hahaha”, Nanara achou que era uma piada, mas Kakashi não estava rindo.
“Mas leva três dias para chegar à capital!”
“De fato, o mundo é muito maior. Se você atravessar o continente, levará muito mais tempo.”
Nanara estava olhando para o mapa. Se ele acreditar nas palavras de Kakashi, um pequeno rabisco em um papel parece ser como todo o seu país…
“… E a Terra do Fogo?”
Kakashi apontou para a borda direita do papel. Um grupo de linhas divisórias desenhadas em um grande continente de frente para o mar parece ser a Terra do Fogo.
“É tão longe assim?!”
Na escala de modo que a distância entre a capital e as aldeias fosse montada, a distância entre o País Redaku e a Terra do Fogo era inimaginável.
“Embora existam muitas nações ao redor da Terra do Fogo, o País Redaku está sozinho nas montanhas. Eu estou desapontado…”
“É assim mesmo?”
“É chato, porque é como se esconder.”
“Se você tivesse alguns vizinhos por perto, seria muito mais difícil evitar conflitos e brigas.”
“Realmente?” Nanara estava se perguntando.
“A primeira vez que briguei com alguém foi depois que vim a esta aldeia e fiz uma amiga da mesma idade. É difícil imaginar conflitos para mim.”
“Seus antepassados construíram o país neste lugar para evitar conflitos. De fato, este país nunca experimentou nenhuma guerra.”
Até onde Nanara ouviu, o país Redaku nunca teve uma guerra com outro país, é claro, porque não tem nada a ver com outros países. Para o povo desta terra e do País Redaku, a guerra era algo que está no mundo distante, existindo apenas nas histórias.
“Eu acho que foi uma escolha corajosa. É melhor evitar lutar do que vencer a luta.” “A Terra do Fogo luta muito? Como o País da terra e da água?”
“Não. O risco de uma guerra entre a Terra do Fogo e outro país é muito menor do que no passado.”
Nanara levantou a cabeça.
“Por quê?”
“Agora todo mundo sabe que há muito poucos benefícios para a quantidade de sacrifício que uma guerra precisa.” Kakashi continuou olhando para o rosto de Nanara, não para o mapa.
“Algumas décadas atrás, o que era mais necessário para proteger a paz na Terra do Fogo era a força. Atacar outros países aconteceu para proteger o próprio país e os ninjas eram originalmente uma ferramenta para isso.”
“O que eles receberam em troca?”
“Uh… sentir-se bem e legal.”
“Só isso?”
Kakashi assentiu e continuou.
“Já existem muitas coisas no País do Fogo, então se elas querem alguma coisa, é provavelmente terra, recursos naturais ou tecnologia. Você pode comprar tudo isso com dinheiro, e comprar coisas com dinheiro é muito menos perigoso do que matar pessoas por algo, por isso ninguém morre, o que geralmente é mais barato que a guerra.”
“Eu entendo…” Nanara assentiu.
“Porque essa percepção permeia entre as pessoas, a possibilidade de guerra é muito menor. Em vez disso, nasce uma competição econômica.”
“Então, não há mais shinobi na Terra do Fogo?”
“Isso não é verdade.” Kakashi balançou a cabeça. “Escolas ninjas que treinam shinobi ainda existem para proteger o país. Eles não foram capazes de erradicar o crime, e há grupos terroristas que tentam quebrar o equilíbrio entre os países. Ainda assim, é seguro dizer que a ameaça de grandes guerras entre nações quase desapareceu… a menos que um novo grupo de criaturas mal-intencionadas apareça.” Kakashi relaxou. “Acabei de ler o que estava escrito neste livro na minha frente.”
“Eu ouvi muitas coisas ao mesmo tempo, então minha cabeça parece muito pesada…” Nanara foi dormir logo depois. Pelo menos dessa maneira, ele pode ser visto enquanto dorme.
Nanara estava tão animado que ele estava rolando no chão. Ele não sentiu vontade de dormir. Ele se levantou durante a noite e olhou para o mapa ao luar.
“A lenda do livro do Sexto Hokage é sobre a “Terra do Fogo na Era do Sexto Hokage”, A Terra do Fogo cresceu rapidamente com um desenvolvimento econômico sem precedentes. Em outras palavras, o “mundo onde a guerra é improvável de ocorrer”, sobre o qual Kakashi estava falando hoje foi criado pelo Sexto Hokage. Ele é incrível!”
“Eu pensei que estudar poderia ser chato, mas pode ser um pouco divertido”.
Todos os dias, ele ansiava por suas aulas com Kakashi. “Eu realmente senti que queria parar de estudar e brincar lá fora. Eu tentei dizer todas as manhãs, mas o tom do primeiro dia se foi. Eu quero estudar muito, e estou sempre animado com o que posso aprender todos os dias.”
Após cinco dias, Nanara conseguiu ler mais caracteres. Quando se pode ler, eles simplesmente querem ler. Nanara leu vários livros com Kakashi ajudando-o. Kakashi ensinou-lhe muito todos os dias. Culturas que crescem bem durante o verão e culturas que crescem bem no inverno. Manter intactos os cultivos, a diplomacia entre os grandes países e o que muda a sociedade no tempo. Existem muitas outras coisas também.
“Kakashi sabe muito, mas às vezes é um pouco estranho. Ele não sabia muito bem fazer chá com manteiga ou doces de açúcar, ou sobre o Sexto Hokage.
Nanara contou a Kakashi sobre a monarquia, o primeiro-ministro e a rainha. Dez dias se passaram desde que Kakashi apareceu como novo tutor de Nanara e a vila chegou à noite de “Rikutou Nagashi4“.
Seis lâmpadas de manteiga acesas são colocadas em um navio feito de folhas de Matsubusa¹ (マ ツ ブ サ), algumas plantas verdes da família de pinheiros do sudeste da Ásia e do Japão, de acordo com minhas habilidades de pesquisador.
Desde os tempos antigos, tem sido um hábito que foi transmitido ao longo das gerações. Nanara se agachou e esperou que as luzes descessem ao longo do rio.
“Está fluindo há algum tempo… quantos nós já vimos?” Quatro… talvez? Há muitos aldeões que não participam porque acham que é uma tolice.
“Existe algum significado do número seis?” Perguntou Nanara, curiosamente olhando para o rosto de Kakashi.
“É para mostrar gratidão a Rikudou Sennin². Você não sabe disso?”
“Não, eu não estava escutando na primeira vez.” Nanara picou a grama a seus pés.
“Bem, você só leu um mapa e um livro de plantas, se algo é difícil de ler, você não está tão interessado na história.”
“De qualquer forma, qual é o seu livro favorito?
A expressão de Kakashi ficou séria de repente. Depois de pensar por um tempo, ele abriu a boca.
“Meu livro favorito… chama-se Icha Icha Paradise.”
“Icha Icha Paradise? Que nome estranho!
“É uma obra-prima… Eu vou te emprestar quando você crescer e… você poderá ler mais personagens.”
“É um livro tão interessante?”, jogando grama desfiada em direção ao rio, Nanara se deitou no local. O céu estrelado que é como um pedaço de gelo espalhado pelo campo.
“Que tipo de relacionamento esse país tem com Rikudou Sennin?”
“Existe uma lenda. Este país estava em apuros porque não havia água, especialmente ao redor da capital. Rikudou Sennin veio aqui e trouxe consigo uma ferramenta que continha o “poder da água”, que só podia ser exercido pela pessoa que assume o trono. Quando o rei balançou o equipamento, de repente choveu e todo o país voltou a ter água.
Nanara acordou quando a quinta luz se aproximou deles.
“Desde então, os reis das gerações sucessivas foram capazes de emprestar esse poder usando este equipamento…”, Os olhos de Kakashi lentamente seguiram os caminhos dos barcos que desciam o rio. As luzes refletiam-se em seus olhos negros, que pareciam a sombra de fogo queimado confinado em um copo de bolas pretas.
Os olhos de Kakashi pareciam a “sombra do fogo ardente”³
“É um conto de fadas, então não sei se Rikudou Sennin estava realmente aqui, mas na verdade existe uma ferramenta. Quando o bastão de ouro é sacudido, chove.”
Nanara acenou com a cabeça sem hesitação.
“Agora, é sua irmã usando essa ferramenta como rainha.”
“Está certo. Não voltei para a capital desde que cheguei à vila de Nagare, mas não tenho dúvidas de que ela esteja fazendo um bom trabalho. Ela é uma irmã orgulhosa que tem excelentes resultados”
—- INFORMAÇÕES SOBRE O CAPÍTULO ——
¹O evento parece ser baseado no evento real, Tour 流 し (Tourou nagashi, durante o qual os participantes flutuam lanternas de papel descendo um rio no Japão.)
²”Rikutou” (do evento) é escrito com o kanji 灯 灯, do qual 六 (leia como “riku” aqui) é o kanji para o número 6 em japonês (… e chinês também). Daí as seis lamparinas de manteiga. Rikudou Sennin é escrito como 六道 仙人, e você pode descobrir o mesmo kanji para o número 6 em seu nome também. A tradução oficial em inglês é “o sábio dos seis caminhos”, como você pode ter ouvido.
³”Hokage” significa literalmente fireshadow. Ho (fogo) + kage (sombra)
4Informação: (tradução literal: Noite das Seis Lâmpadas Flutuantes).